Monitoramento por meio da Cloud Computing
- contato14371
- 8 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Seja para pequenas, médias ou grandes empresas, o cloud computing já virou uma realidade nacional. Afinal, embora muitos pensem que não estejam usando a nuvem, praticamente todos a utilizam. Isso porque serviços como o Facebook, e-mails, Google Drive e Docs, Office 365 estão sediados nela.
A praticidade e a segurança que o cloud computing nos proporciona são apenas algumas das suas diversas vantagens que chamam a atenção dos brasileiros. Mas muitas pessoas acreditam que a nuvem serve apenas para armazenar dados, não a enxergando como algo que possa trazer outros benefícios maiores ao negócio.
Esse pequeno engano desvaloriza a tecnologia, que também pode ser utilizada para acesso a novos conteúdos, videoconferências e, claro, o monitoramento. Neste artigo veremos questões relativas ao tema para tentar desmistificá-lo.
A TI e a monitoração
Podemos pensar que com tantas novidades como as camadas de virtualização e arquiteturas de rede fica difícil fazer a monitoração em cloud computing. No entanto, o maior problema ainda é outro. Talvez pelo pouco conhecimento relativo ao tema, muitos gestores de TI acreditam que migrando os dados da empresa para a nuvem, toda a monitoração deve ser feita pelo fornecedor do serviço. Porém, o nível de responsabilidade sobre esse trabalho sempre é definido contratualmente, e a equipe de TI da empresa normalmente fica incumbida de parte do trabalho. Mas é aí que entra outra dúvida.
Como utilizar o cloud computing para monitoramento?
Para que não haja grandes problemas, é preciso monitorar a conectividade com a nuvem a partir de todas as perspectivas e em todos os níveis. Também é válido ter certeza de que as conexões e os sistemas numa nuvem privada estejam funcionando harmonicamente e em plena interação com o ambiente de TI empresarial.
Uma boa solução de monitoramento exerce essa função alertando o gestor de TI caso haja algum funcionamento inadequado localmente ou no cloud computing. Além disso, é preciso evoluir e adaptar o tipo de monitoração de acordo com as novas tecnologias. Ou seja, agora é necessário sair do modelo tradicional pensando em monitorar desempenhos e serviços numa visão mais global, sempre observando e respeitando as características únicas de cada camada da nuvem. Tudo pode ser feito também por meio de sondas de gestão personalizadas (PROBS), acompanhando o funcionamento de um ambiente híbrido.
Possíveis formas de monitoramento com cloud computing
Dentre os diversos tipos, podemos destacar três:
Monitoração de atividades do usuário
Vários serviços permitem verificar o que os usuários estão fazendo na nuvem e em outros aplicativos. Downloads de arquivos, atividades de login e prováveis violações das normas empresariais podem ser vistas em tempo real e com detalhes.
Verificação de anomalias
Também é possível analisar atividades incomuns de usuários que possam sinalizar problemas relativos ao mau uso do cloud computing. Tais como ações fora do horário de trabalho, downloads em excesso e acesso não autorizado a dados sensíveis.
Monitoração de câmeras
Com o auxílio de alguns dispositivos, também pode-se monitorar câmeras em qualquer lugar a partir da nuvem.
Dúvidas, sugestões ou comentários? Contate um consultor BeOnUp!
Комментарии