Blockchain e suas possibilidades
- contato14371
- 18 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

Conheça como funciona, quais os tipos e como essa tecnologia pode contribuir para a segurança além do mercado financeiro
A tecnologia que originou os bitcoins, Blockchain, está expandindo um novo modo de armazenamento de informações e registro de dados em processos transacionais, muito mais seguro. Indo além do mercado financeiro, essa tecnologia também poderá ser utilizada em diversos setores da indústria e também para a IoT (Internet das coisas).
Eliminando o ponto único de falha, uma vez que a informação vai passar a ser descentralizada - peer to peer - esse modelo além de trazer uma maior transparência e redução de custos em tecnologia, torna os processos mais rápidos, já que as operações se tornam mais eficientes. Explicando de forma simplificada, o Blockchain é um sistema automatizado e descentralizado (diferente do modelo convencional) de operações em ambiente virtual, no qual as informações são divididas em “blocos” encadeados, cada qual com uma “assinatura” única, que os autentica e permite uma verificação simultânea de todos aqueles que participam da operação. Nesse cenário, cada usuário processa de forma simultânea as operações realizadas (como um livro razão) e essas não podem ser adulteradas ou apagadas, gerando maiores possibilidades de verificação desses dados e, portanto, maior segurança.
Os tipos de Blockchain
Com amplas possibilidades, as redes dessa tecnologia podem ser diversificadas, como a aberta, por exemplo, na qual não há restrição de usuários (que podem permanecer anônimos) na leitura e envido das informações nos processos. No modelo privado, uma única organização define quem pode participar tanto na leitura quanto no envio de dados.
Existem ainda os modelos híbrido e o consórcio, que ao invés de ser controlado por uma organização é controlado por um grupo que define as permissões aos usuários.
As possibilidades do Blockchain
Ultrapassando os horizontes do mercado financeiro, essa tecnologia também pode trazer segurança e novos caminhos para áreas como registro de imóveis, consórcios, registro de documentos, títulos de créditos e até processos eleitorais.
Outra possibilidade, uma das maiores beneficiadas por essa tecnologia que podemos exemplificar é a IoT (internet das coisas), que nos próximos anos com o crescimento acelerado dos seus dispositivos inteligentes estava causando preocupações. O desafio de conectar, proteger e gerenciar as informações volumosas desses dispositivos agora pode ser suprido pelo Blockchain, que tem estrutura para comportar esses dados e fazer o processamento com segurança.
Os desafios
Apesar das inúmeras vantagens dos processos da blockchain, a tecnologia ainda é complexa de ser aplicada, por ter código aberto ela possui variações de projetos e unir essas variações em uma aplicação ainda é desafiador.
Dúvida ou comentários? Interaja conosco, deixe seu comentário.
Kommentare