As mudanças no monitoramento de infraestrutura de TI com a novas tecnologias
- contato14371
- 20 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Conheça quais os itens requerem mais atenção para tornar o monitoramento do seu ambiente computacional mais efetivo
Com o crescimento em larga escala da convergência dos servidores in loco para online, surgiram novos desafios para o monitoramento de infraestruturas de TI. Nesses novos cenários, a lista de características que seu monitoramento tem que ter para manter o controle das operações também se modificaram.
Com uma complexidade maior, um novo olhar para a forma de se monitorar surgiu, tornando clara a ineficiência das metodologias tradicionais, que por décadas mantiveram o usuário no comando de suas operações. Nesse cenário também se revelou o quanto a jornada do usuário e sua experiência num mercado cheio de “produtos nas prateleiras da web” se tornou primordial para o desenvolvimento e aprimoramento das ferramentas já existentes, assim como na criação de futuras tecnologias.
Conheça quais itens requerem maior atenção para manter o controle da sua infraestrutura:
Self-Healing: mais do que apenas monitorar, com esse recurso agora seu sistema deve ser capaz de rastrear e localizar as baixas do seu ambiente, ou seja, identificar a falta de recursos e alertar o administrador para a tomada de decisões. No caso da inclusão de algum novo recurso o sistema também deverá incluí-lo na lista de itens a serem monitorados, automaticamente.
Mensageria: recurso que possibilita uma integração, capaz de permitir uma comunicação de maneira mais efetiva, rápida e sincronizada entre sistemas diferentes, semelhante a tecnologias publish/subscriber que torna a entrega de informações entre um sistema e outro mais garantida.
API: A aplicação responsável por interligar as informações nos bastidores, a matrix que será a responsável por manter as atualizações de todos os seus sistemas e consequentemente do seu monitoramento.
Escalabilidade: a solução de monitoramento utilizada se dimensiona conforme o tamanho do campo sob observação, atendendo e alcançando todos os itens e aplicações presentes no ambiente.
Caminhando junto com as inovações em armazenamento e novas aplicações, o monitoramento para infraestruturas de TI busca dinamismo e elasticidade para alcançar cada novo detalhe. Como consequência para tempos de mudanças tão rápidas, ele precisa também ir além, procurando prever e zerar pontos cegos que são ainda mais propensas de existir em meio ás inovações.
Nós da BeOnUp, implementamos monitoramento automatizado, visando o controle da infraestrutura de TI, serviços, processos e também indicadores personalizados para o seu negócio. Entre em contato com um consultor, e conheça mais sobre os serviços e vantagens que a BeOnUp tem para o seu negócio.
Comments