top of page

IoT: a revolução da tecnologia a serviço da vida

  • contato14371
  • 7 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

Na revolução da conexão e integração entre o mundo físico e digital, a área da saúde pode ser uma das mais beneficiadas com a IoT.


Dispositivos inteligentes que se integram e conectam o mundo físico ao digital a serviço da comunicação e praticidade, essa é a IoT (Internet of Things em inglês). Esses dispositivos inteligentes se usados a serviço da saúde, podem fazer a diferença em tratamentos e monitoramento de pacientes, podem fazer a diferença para a vida.

Essa tecnologia que começou a ser discutida em 1991, quando as conexões TCP/IP e a Internet como conhecemos hoje começou a se popularizar, une o melhor dos dois mundos com dispositivos, os data centers e suas nuvens, que se comunicam uns com os outros reduzindo e otimizando recursos. Integrados a ferramentas de monitoramento como Zabbix, por exemplo, que comporta a magnitude do tráfego dados e mantém sob vigilância o funcionamento dos equipamentos, esses dispositivos podem trazer uma maior segurança nos procedimentos, tanto para quem trata quanto para quem recebe os cuidados em ambientes hospitalares.

Esse sistema torna o acompanhamento dos pacientes quase que personalizado, com a reunião de informações coletadas em tempo real da situação e dados médicos dos pacientes, armazenadas em prontuários eletrônicos. Tais informações fornecem um panorama que pode otimizar diagnósticos e a escolha de tratamentos mais eficazes, além é claro de diminuir os riscos de erros na tomada de decisões quando se trata de situações mais delicadas.

Como funciona? Basicamente, dispositivos integrados nas roupas dos pacientes, chips subcutâneos, ou sensores ingeríveis, por exemplo, monitoram desde temperatura a níveis de açúcar, e enviam as informações obtidas em tempo real para prontuários e profissionais da saúde que estão supervisionando os casos. Além disso, os equipamentos dentro do ambiente hospitalar ou clínica, também se comunicam e fazem essa transferência dos dados obtidos. Outra possibilidade que ainda está sendo testada é a comunicação entre ferramentas médicas por comando de voz, como em cirurgias por exemplo.

Uma das maravilhas da IoT, é a possibilidade de usar ferramentas como o Google Glass em procedimentos médicos para acessar dados e exames de pacientes. Os testes com essa ferramenta em universidades norte americanas, mostraram que ainda há melhorias a serem feitas, mas que seu uso proporcionou o acesso à importantes informações durante os procedimentos e tomadas de decisões. Outra revolução importante, está em casos de pacientes com doenças degenerativas como Alzheimer, a IoT e seus avanços tornam possível rastrear através dos tremores de mãos do paciente ao usar seu Smartphone, por exemplo, como a enfermidade está avançando e identificar assim maneiras de melhorar os impactos desses avanços na rotina do paciente. Baseadas em informações obtidas em tempo real, a tecnologia revoluciona a vida, proporciona diagnósticos mais precisos, cuidados mais direcionados, e faz a diferença unindo o melhor de dois mundos, com a IoT.

Duvidas ou comentários? Interaja conosco ou contate um consultor e saiba mais.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
BeOnUp

+55 (11) 2348-5344

Av. Paulista, 1765 - 72

Bela Vista

São Paulo - SP, Brasil

  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Instagram

+55 (16) 3010-8645

 

Av. Rodrigo Fernando Grillo, 207 - 510

Jardim dos Manacás 

Araraquara - SP, Brasil

bottom of page