A segurança do backup e do disaster recovery em nuvem
- contato14371
- 18 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Conheça um pouco mais do funcionamento, vantagens e detalhes desses dois itens essenciais para as empresas.
Em um mundo corporativo onde a segurança se tornou uma das maiores preocupações é preciso que se destaque o quanto a tecnologia em nuvem pode suprir essa demanda, de maneira simples e com o custo menor em relação aos procedimentos convencionais. Quando se trata de Cloud computing, as grandes ênfases dessa tecnologia vão para a eficiência nos processos, em especial quando o assunto é backup e disaster recovery.
Amplamente conhecida pela revolução que causou no armazenamento de dados, a Cloud Computing mantém a integridade e privacidade de seus dados corporativos com camadas e mais camadas de proteção e criptografia, e um backup mais ágil (diferente dos procedimentos convencionais, nos quais podem ocorrer percas caso haja danos no data center). Além disso, em contramão dos processos convencionais a recuperação dos dados de segurança em casos de necessidade, o disaster recovery é mais facilmente gerenciável.
Diferente das técnicas falhas tradicionais dos servidores físicos, no backup em nuvem, a cópia de segurança dos dados é feita de maneira automática (conforme as definições feitas previamente). De acordo com o seu RPO (Recovery Point Objective, que define a perda máxima de dados tolerável), as suas informações ficam armazenadas em servidores com localizações diferentes, seguramente criptografados. Outro destaque do backup em nuvem vai para a flexibilidade, que possibilita a ampliação dos seus dados e espaço utilizado conforme as necessidades da sua empresa.
Confira abaixo algumas outras vantagens do backup em nuvem:
Implementação rápida;
Praticidade em definição de janelas quando se utiliza links de dados compartilhados com a operação;
Disponibilidade 24h e mobilidade no acesso às informações, permitindo a flexibilização do ambiente de trabalho (home office);
Gerenciamento simples;
Não há limitações no espaço de armazenamento, você usa e paga conforme as suas necessidades;
Integrações com sistemas de backup interno para facilitar a gestão e retenção do seu backup;
Possibilidade de armazenamento em mídias virtuais de pouco acesso, isso reduz ainda mais o custo.
Tão importante quanto manter a integridade e o conteúdo dos seus dados protegidos com o Backup é a recuperação dos mesmos no caso de imprevistos e até mesmo em casos de desastres naturais. O processo que antes dependia da integridade e funcionamento dos data centers locais que armazenavam as cópias, se tornou mais seguro com a nuvem. Todas as informações copiadas dentro do seu RPO são recuperadas e disponibilizadas para uso dentro do seu RTO (Recovery Time Objective, que relata o tempo necessário para as operações voltarem ao normal), com apenas alguns cliques.
Porém é necessário que se ressalte que não há um padrão para todas as empresas, cada cenário exige um estudo para melhor adequação, além do RTO e POR, itens como a cópia de segurança com transferência para nuvem e a recuperação desses dados, dependem de tempo e link de dados, assim como da tecnologia usada para cara ambiente em nuvem (que também afeta o custo final dos procedimentos).
Dúvidas ou comentários? Interaja conosco ou contate um consultor e saiba mais sobre as vantagens da Cloud Computing.
Comments