IoT e o aprimoramento de produtos na indústria
- contato14371
- 7 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

O uso da IoT na indústria pode ajudar a desenvolver e aprimorar produtos, bom para a indústria, melhor ainda para o consumidor.
A IoT (Internet of Things) e seus dispositivos integrados aos produtos podem auxiliar muito além da praticidade no cotidiano. Através da coleta de dados, essa tecnologia pode ajudar a identificar falhas e itens a serem aprimorados ainda na fabricação de produtos na indústria.
Unindo tecnologia, otimização de recursos e integração, temos a IoT, amplamente difundida pela praticidade que proporciona em diversos setores da sociedade, com destaque para a indústria. Buscando sempre o aprimoramento e desenvolvimento dos melhores produtos, a indústria pode ter os dispositivos inteligentes da IoT como fundamentais na aproximação com o consumidor e conhecimento das necessidades do mesmo, e assim refletir os dados obtidos em produtos otimizados.
Com os custos bem menores e com dados mais completos do que uma pesquisa convencional com consumidores, os sensores em um automóvel, por exemplo, poderia reportar informações de desgastes, possíveis falhas, itens a serem aprimorados de acordo com o uso do consumidor (design, reforço em determinadas peças, ajustes ou inclusão de novas configurações no painel), e até mesmo anteceder a manutenção de algum item. A inclusão desses dispositivos de forma a coletar essas informações e levá-las ao fabricante(passando por todos os estágios de vida de um produto) através da nuvem, por exemplo, proporcionaria a oportunidade de melhoria no produto, e até mesmo o desenvolvimento de novos serviços baseados nas necessidades observadas.
Com a visão mais ampla do funcionamento de seus produtos no mercado,a indústria encontra a oportunidade de moldar sua produtividade,entrando em um patamar com redução de custos relacionados às pesquisas convencionais e redução de falhas em seus produtos e serviços. Já o consumidor, ganha um produto mais personalizado, mais seguro e cada vez melhor.
Gostou das funcionalidades da IoT? Conheça mais a respeito dessa e de outras tecnologias nos posts da BeOnUp, ou se preferir contate um consultor e saiba mais informações.
Comentarios